Atividades Pedagógicas


Realização de oficinas para o Festival de Artes 2015
 
Em Julho de 2015 a professora Cintia de Melo organiza as oficinas para o Festival de Artes, com o objetivo de treinar os estudantes para as suas produções artísticas nas diversas modalidades: Música, Literatura, Fotografia, Vídeo, Dança, Teatro entre outras. A professora agradece aos colaboradores oficineiros e aos estudantes pela participação.















Implantação de pomar e horta escolar 2015



Em Junho de 2015 o professor José Valdo S. Bezerra com os alunos do curso Técnico em Agricultura (2º Ano), disciplina Agroecologia, iniciaram a implantação de um pomar e uma horta escolar na Creche (EMEI Nailde Souza Costa), Bairro Novo Encontro. A Creche desenvolve neste período um projeto voltado para o meio ambiente que veio casar com a nossa proposta de Implantação do pomar e da horta escolar. Iniciamos as atividades com demarcação da área, confecção dos berços para plantio, adubação de fundação e plantio de algumas espécies frutíferas que a escola já tinha conseguido. Fizemos também a demarcação de canteiros para produção de temperos e legumes. Esta atividade foi desenvolvida em turno oposto como atividade extra classe.










II Seminário de Cooperativismo 2015


Em 16 de maio de 2015, o CETEP do Sertão do São Francisco promoveu o II Seminário de Cooperativismo, sob a coordenação do professor José Valdo S. Bezerra.
Agradecemos o apoio dos professores, estudantes, funcionários e gestores. À UNEB DTCS os nossos agradecimentos também pela parceria em ceder o auditório. Aos representantes do IRPAA e das cooperativas (CAJ, COOPEXVALE e COAPSERI), o nosso muito obrigado por atenderem ao nosso convite.
                     
José Valdo S. Bezerra
Professor Articulador













Jogos Escolares 2014


Nossas duas equipes: Futebol Society e Futebol de salão
Marcaram presença nos jogos escolares 2014. Parabéns aos nossos desportistas pelo empenho e dedicação que tiveram. Ao nosso Auxiliar Técnico Wilão nossos agradecimentos pela prestação de serviço como amigo da escola.











PALESTRA EDUCATIVA CURSO DE ENFERMAGEM






Realizado Palestra educativa sobre Higienização dos Cabelos para Prevenção da Pediculose, Lavagem das mãos e Higiene Bucal na Creche Sementes do Amanhã, situada no Projeto Mandacaru, no dia 06/05/2014 como requisito da disciplina Intervenção Social do curso Técnico em Enfermagem da Escola CETEP-SF pelas alunas da turma Enfermagem IIIA- PROSUB do turno vespertino.
Metodologia utilizada: atividades e dinâmicas em grupo, encerrando com a distribuição de lembranças educativas para as crianças.

Professora: Darcilene Amorim
Alunas: Iasmim Damasceno, Jéssica Santos, Laiane Carvalho, Maria Gislany Oliveira, Nadja Castro 



 



Realizado palestra sobre doação de sangue no dia 05 de Abril na Igreja Adventista do sétimo dia, pelas alunas do curso de enfermagem da escola CETEP- SF. Como requisito da disciplina Intervenção Social, foi utilizado:

·         Vídeo;
·         Cartazes;
·         Folhetos;
·         Divulgação nas redes sociais;
·         Palestras.

Incentivando assim a doação de sangue.

O processo foi da seguinte maneira, as alunas do CETEP-SF ficaram em um seguinte ponto, fazendo assim o cadastro e em seguidas as pessoas que iriam doar eram levadas em um carro, em direção para o banco de sangue HEMOBA- Juazeiro/BA.

Contagem de doadores:

11 doadores

Nome dos doadores:

Quesia Costa Souza
Yasmin Karoline
Jaiane Mary
Miralva Santos
Dixon Monteiro
Mônica Gomes
Luiz Carlos
Fernando Araújo
Carlos Henrique
Israel Pinto
Edielson Brito



Professor(a): Darcilene Amorim

Alunos (a): Ellen Lima, Alicia da Silva, Gileuza Santos, Kellen Silva, Juliana Cruz


 










Alunas da Turma de Enfermagem  Prosub III Realizaram palestra educativa sobre Higienização das Mãos e Alimentação Saudável, na Escola Bolivar Santana, situada no Projeto Mandacaru, no dia 06/05/2014, como requisito da disciplina Intervenção Social do Curso de Enfermagem,  sendo utilizado cartazes  informativos e distribuição de lembranças educativas para crianças do 3° Ano Matutino.
Professora: Darcilene  Amorim
Alunas: Caroline de Oliveira, Eliete Santos, Jéssica Rayane, Maria Iara, Sâmara Duque










Foi realizado palestra educativa sobre Higienização das mãos e alimentação saudável, na escola Celso Cavalcante, situada no projeto Mandacarú, no dia 22-04-2014, como requisito da disciplina Intervenção Social do curso de enfermagem da escola CETEP-SF, pelas alunas da turma de Enfermagem III A Prosub, sendo utilizado cartazes informativos e distribuição de lembranças educativas, para crianças do 2º ano matutino.

Professora: Darcilene Amorim

Alunas: Caroline Oliveira, Eliete Santos, Jéssica Rayane, Maria Iara, Sâmara Duque.






OFICINA CAATINGA 2013

Nesta oficina, os estudantes tiveram oportunidade de conhecer o acervo do Projeto Conhecendo a Caatinga, e se dividirem em grupo para reconstrução das amostras e preparação para apresentação na Exposição Caatinga durante a FOPTEC 2013 (Feira de Oportunidades Tecnológicas).














SEMANA DA AGRICULTURA

Amostra de Horta Caseira e produção de adubo no CETEP


Nos dias 22 a 26 de Julho de 2013, no CETEP do Sertão do São Francisco, Juazeiro-BA, o professor José Valdo Santana Bezerra expôs uma Amostra de Horta Caseira e produção de adubo (Campanha Educativa) no pátio da referida escola, com o objetivo de socializar conhecimentos da Disciplina de Agroecologia (Turma 2º Ano do Curso de Agricultura). Os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar a temática para todos os interessados, durante o período de intervalo.








Manutenção do Jardim

Manutenção dos jardins (Atividade Interdisciplinar)

Os professores Cassiano (Reaproveitamento Residual e Cooperativismo), Daiane (Paisagismo)e Rosana (Professora Articuladora),fazem a manutenção dos Jardins do CETEP, com a turma de 4º Ano de Meio Ambiente, reaproveitando o resto de poda para fazer compostagem.





Oficina do Festival de Artes- 2013


O Projeto Festival de Artes no CETEP Sertão do São Francisco, coordenado pela professora Cíntia de Melo e sua equipe, começa a ser desenvolvido com oficinas específicas, onde o estudante se inscreve e é instruído na modalidade escolhida, pelos oficineiros. São diversas as modalidades que integram o Festival de Artes: Fotos, Vídeos, Música, Poesia, Dança, teatro, Cordel, Pintura, Desenho, Instalação e Técnicas tridimensionais. Os nossos estudantes estão bastante envolvidos.  Cada turma tem dois professores orientadores para monitorar as produções dos estudantes.

A culminância do projeto esta programada para 15 de Junho. 












Interclasse 2012

Nossos finalistas
Campeão: 2º Ano Técnico em Agricultura- A
Agradecemos a todos que contribuíram direta e indiretamente para que esta atividade se concretizasse


Time Campeão







Milho Hidropônico



O Milho hidropônico é alternativa para alimentação animal em períodos de seca

Técnicos da EBDA, a convite do professor José Arnaldo, ministraram prática de cultivo do milho hidropônico no CETEP para os estudantes do curso de Agropecuária.

Novembro de 2012





















Quintal Agroecológico


O Quintal Agroecológico, é um Projeto do Professor José Valdo (Disciplina Agroecologia – 2º Ano do Curso Técnico em Agricultura), com a finalidade de realização de práticas de cultivo e criação de animais de pequeno porte, despertando o estudante para as práticas agroecológicas da Agricultura Familiar seguindo o modelo do PAIS, adaptado para criação de patos. Por conta de não ter concluído ainda o local definitivo onde será implantado o referido quintal, a produção agrícola está no viveiro de produção de mudas, e a criação de animais está em uma baia da pocilga provisoriamente.

Novembro de 2012

*Produção de tomate e pimentão em latões de tinta
Os restos vegetais servem para alimentar as aves

*Os nossos estudantes que atuam no Quintal Agroecológico
*A criação de patos e galinha ornamental (miniatura)
O esterco gerado pelas aves serve para adubar as plantas do Quintal Agroecológico.
*Nossa produção (ovos de pato)
*Nossa produção (tomate cereja)
*Nossa produção (pimentão)


*Estudantes apresentando trabalho (Horta vertical)
utilizando material reciclado: 
Pneus e Blocos de Cerâmica descartados
É possível fazer horta mesmo em pequenos espaços.



*Estudantes apresentando trabalho (Horta vertical)
utilizando material reciclado: 
Lastro de Paletes em madeira e Garrafas Pet
É possível fazer horta mesmo em pequenos espaços.


*Estudantes apresentando trabalho (Minhocário Portátil e Composteira)
utilizando material reciclado: 
Baldes de margarina, Garrafões de água mineral de 20 lt e Caixotes de madeira
É possível produzir adubo em casa, aproveitando resto de folhas, cascas de frutas e verduras cruas, resto de grama, guardanapos e borra de café.




Reativação das Unidades Produtivas do CETEP


AGRICULTURA


Estudantes do Curso de Agricultura (4º Ano), com o acompanhamento do professor Hérison, cultivando milho e feijão, com a finalidade de realização de práticas de ensino.
Outubro de 2012







Reativação das Unidades Produtivas do CETEP

PECUÁRIA
Pocilga e Aviário

Estudantes do Curso de Agropecuária e Agronegócio, com o acompanhamento do professor José Arnaldo (Médico Veterinário) e do professor Edmilson Luiz, investiram em alguns animais (suínos e aves), com a finalidade de realização de práticas de ensino e acompanhamento de custo de produção na criação de animais.

Em 13 de Setembro de 2012

Pocilga




Aviário











Oficina Caatinga



O professor José Valdo realizou uma Oficina com alunos do curso de Agropecuária e Meio Ambiente  (Prosub), que participaram da Trilha, com a finalidade de organizar todo o material coletado na Trilha realizada em Março de 2012 e construir amostras para a Exposição Caatinga, cumprindo assim a segunda etapa do Projeto Conhecendo a Caatinga em 2012. Os estudantes participaram de treinamento no Laboratório de Entomologia da UNEB (captura de insetos e organização de Caixa Entomológica), Fizeram pesquisa no Laboratório de Informática do CETEP com a supervisão do professor José Valdo (Identificação de espécies vegetais), Utilizaram a Cantina para produção de geleia de maracujá sob a supervisão de Ana Maria (Ex- aluna do CETEP, Estudante da UNEB) e participaram de um treinamento com o professor José Valdo (Artesanato com sementes, pedras e miniatura de cactos). Foi mais uma oportunidade de aprendizado para os estudantes.

Agradecemos o apoio dos estudantes da UNEB.


Em 14 de Abril de 2012


















Trilha na Caatinga


O professor José Valdo realizou uma Trilha na Caatinga com alunos do curso de Agropecuária e Meio Ambiente, com a finalidade de registrar imagens, coletar amostras de vegetais e vestígios de animais, cumprindo assim a primeira etapa do Projeto Conhecendo a Caatinga em 2012. As professoras Tânia e Cinara acompanharam a Expedição; tivemos o apoio de moradores da Localidade (Curralinho) como Guias e o apoio de 02 estudantes da UNEB (caio e Renata), e a nossa aluna Maria Alice que cedeu o seu Sítio para apoio do grupo. Tivemos também o apoio de duas Técnicas de Enfermagem (Marta e Michele). Foi uma oportunidade de integração e aprendizado para todos os participantes.

Em Março de 2012













Curso de enfermagem



Alunos do Curso de enfermagem, com o acompanhamento da professora Enfª Darcilene Amorin, realizaram práticas de aferição de sinais vitais na sala dos professores, com a finalidade de ensino e prestação de serviço aos funcionários do CETEP.

Em 04 de Setembro de 2012




Implantação do Jardim do CETEP


O professor José Valdo (Articulador), solicitou ajuda do professor Jorbas e da professora Paula para inserir alunos na Atividade de Implantação do Jardim do CETEP.

Estão de parabéns os nossos professores e alunos pela contribuição; os alunos mandaram ver.


 


Sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável-PAIS


A pedido dos visitantes da FENAGRI em Juazeiro-BA, e dos visitantes da  Feira de Ciências e Tecnologias em Salvador-BA, estamos disponibilizando a foto da Maquete apresentada nas duas Feiras, e fotos reais de um Modelo visto na Embrapa (Petrolina-PE).